Quem Somos


Quem
Somos
Estabelecida em 2016 por tradicionais velejadores e frequentadores da represa Guarapiranga, a Vivant SP, inicialmente promovendo experiências náuticas na represa Guarapiranga, na Zona Sul da cidade de São Paulo, a Vivant sempre teve o foco na sustentabilidade e preservação da represa.
Ao longo desses 09 anos, a Vivant expandiu suas atividades e atualmente a empresa promove vivências a bordo em represas e lagos da região metropolitana de São Paulo – sempre com o foco na sustentabilidade e preservação das áreas de manancial.
Missão
Trazer conhecimento sobre a importância histórica, ambiental e social dos mananciais por meio de passeios, locações e travessias náuticas.
A Guarapiranga
A Represa Guarapiranga é um grande lago navegável com 27km² situado, na zonal sul da cidade de São Paulo, dentro da Bacia Hidrográfica do Rio Tietê.
Foi constituída em 1909, pela Light Power & Co como um reservatório de água visando produção de energia elétrica por meio de regulação da vazão do Rio Tietê. Em 1922 se torna uma fonte de abastecimento de água potável para a Cidade de São Paulo.
Atualmente são retirados desse grande sistema produtor cerca de 1,2 bilhão de litros de água por dia (Sabesp), fazendo com que a Guarapiranga abasteça aproximadamente 5 milhões de pessoas, o que corresponde a cerca de 20% de toda a população da RMSP, por isso é tão importante para essa região.
Esses números grandiosos fazem da Bacia do Guarapiranga, a segunda maior fonte de abastecimento da RMSP, um tesouro a ser preservado.
A Vivant promove experiencias náuticas, as quais visam trazer ao conhecimento da população a beleza e importância desse local que abriga 6 ilhas, 305 espécies de pássaros, peixes e muito verde, e conta com agua própria para banhos e prática de esportes náuticos
Localizada na Zona Sul de São Paulo.
15 km do centro da cidade
8 km (25min) da Av. Luiz Carlos Berrini
6,5 km (20min) do RochaVerá

Represa Billings
A Represa Billings, inaugurada em 1925, é um dos maiores reservatórios da Região Metropolitana de São Paulo.
Originalmente criada para gerar energia na Usina Henry Borden, hoje também abastece água e oferece transporte aquático.
Cercada por áreas de Mata Atlântica, enfrenta desafios ambientais como, poluição e proliferação de algas.
Atualmente é utilizada também para lazer, travessias por balsa e transporte público, conectando bairros da Zona Sul paulistana.
Em 2024, a Vivant foi convidada a colaborar com a implementação do sistema Aquático SP, disponibilizando as embarcações Biguá 1 e Biguá 2, para apoio logístico ao inédito sistema de mobilidade urbana na cidade de São Paulo. Atualmente, a Vivant contribui com mais uma embarcação para o Aquático: a Talha Mar. Esta embarcação, fruto da parceria entre o estaleiro Manauara SBC e a Vivant, possui capacidade para até 48 passageiros, e é equipada com dois motores de popa a diesel Oxe/MWM. Estes representam os primeiros motores de popa a diesel em operação comercial no Brasil e proporcionam uma economia de combustível de até 50% em comparação com motores a gasolina de mesma potência.
Para saber mais sobre o sistema Aquático SP acesse: https://www.sptrans.com.br/aquatico-sp


